Quais são as lições práticas que nós podemos aprender com o texto acima? 1. As grandes virtudes cristãs são invisíveis ao olhar natural. Vejam que Jesus diz: “Tu, porém, quando deres esmola, ignora a tua mão esquerda o eu faz a tua mão direita”. Jesus está ensinando que as virtudes cristãs não são espalhafatosas, mas acontecem no secreto. No verso 4 ele diz: “Para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”. Parece-me que essa é a razão porque Jesus era muito cauteloso e quando curava alguém dizia: “Vai e não fala para ninguém”. Hoje parece que a política é outra: Tornar público tudo que fazemos. Vamos lembrar que tudo que acontece conosco é recompensando pelo Pai quando acontece no secreto. 2. Nunca faça nada esperando recompensa humana. Você se frustrará. Nosso Senhor disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles”. Você não vai receber nada de Deus, e nem as pessoas vão ser gratas o suficiente. Você não terá o reconhecimento das pessoas. Lembre-se que as pessoas não merecem o melhor da nossa vida. Quem merece o melhor da nossa vida é o Cordeiro de Deus que é digno. Devemos pregar o evangelho para todos os povos para a glória do Cordeiro de Deus. Se você fizer para ser reconhecido pelos homens então se frustrará. Coloque a sua vida ao dispor do Cordeiro de Deus, viva por ele e para ele e você jamais se decepcionará. 3. Nunca faça nada esperando gratidão ou elogio humano. Quem faz isso acaba se auto-glorificando, se auto-gabando e não coisa mais ridícula. 4. Nunca faça nada esperando capitalizar. Deus vai te recompensar, mas é em secreto. Quando nos lembramos dessas lições não ficamos decepcionados com o cristianismo.

COMO NÃO SE FRUSTRAR COM A RELIGIÃO Mt. 6:1-4 (parte 3)