Parece que vivemos uma época de depressão. Muitas pessoas têm vivido a realidade da depressão sem saber o que fazer. Por isso gostaria de apresentar um esboço do assunto para quem se interessar:

I- O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA DEPRESSÃO.

-a) A palavra depressão não aparece na Bíblia, mas existem vários textos que a sugerem. Há personagens Bíblicos que não esconderam a sua angústia (Jó, Moisés, Jonas, Jeremias, Pedro, Elias; Jó 3; Nm. 11:10-15; Jr. 4:1-3; Êx. 6:9).    -b) A Bíblia mostra que é possível livrar-se da depressão e experimentar uma alegria nova e duradora( Sal.43; 69; 88; 102).

II- A DEPRESSÃO ESTA BASEADA EM PENSAMENTOS ERRADOS QUE CONDUZEM A  AÇÕES ERRADAS QUE POR SUA VEZ RESULTAM EM SENTIMENTOS NEGATIVOS.

Normalmente a depressão resulta de um problema inicial manipulado erroneamente, e que acaba gerando sentimentos errados que podem levar a pessoa ao desespero. O que pode conduzir-nos à depressão? -Pensamentos negativos, tensão e atividade demasiada. Isso cria no nosso coração: Ira, culpa, autocomiseração e baixa auto-estima.

III- COMO EVITAR A DEPRESSÃO.

Ela pode ser evitada mediante o estabelecimento de pensamentos e comportamentos Bíblicos: a)Confiança em Deus.  (Fp.4:11-13, l9. -b) Estar preparado para enfrentar provações e saber ver o propósito de Deus em cada situação(I Cort. 10:13; Tg.1:2-4; Rm.8:28-29). -c) Aprender a tratar Biblicamente a ira e a culpa (Ef.4:26,32; Sl.103:10-12). -d) Aprender a enfrentar os pensamentos negativos (Fp.4:8; Rm.12:2). -e) Ter um coração grato. ( I Tess.5:18; Fp. 4:6-7). -f) Desenvolver o hábito de tirar os olhos de si  e olhar para Deus ( Prov. 18:1).

DEPRESSÃO