Na há nada mais importante na vida cristã do que a perseverança. Por falta de perseverança muitos que corriam bem a carreira cristã agora estão longe de Deus. Por falta de perseverança muitos que poderiam ser benção na vida da igreja a trocaram por outra aventuras religiosas, ou por outra atividade qualquer. No que diz respeito a isso nós temos em Paulo e em Timóteo um bom exemplo do que significa iniciar e prosseguir na vida cristã.

  1. Precisa iniciar com um milagre. Sobreveio na vida de Paulo uma transformação esmagadora quando, pela primeira vez, ele se encontrou com Jesus Cristo de maneira pessoal. Ele fala sobre isso nos versos 14-16 do texto acima. Nada menos foi do que um milagre. Para você ser verdadeiro cristão, é necessário que tenha havido um milagre na sua vida também. Claro que não precisa ter sido, necessariamente, idêntico a experiência de Paulo. Por exemplo, para alguns que foram criados em lares cristãos, o milagre não será tão evidentemente a diferença entre o que você é e o que era anteriormente, pois estava debaixo de influencia cristã regular. Mas diferença haverá fatalmente; um milagre há de haver, sempre.
  2. Precisa Prosseguir com trabalho sério. Nada de “vaguear” para o cristão. A carreira cristã trata-se de: 1º. Uma guerra a ser travada; 2º. Uma fé a ser mantida; 3º. Uma consciência a ser obedecida (18-20). Ora, nenhuma dessas três coisas é fácil, na minha experiência. Significam que tenho que tomar posição pelo que é verdadeiro, resistir todas as tentações ao desvio de propósito, e viver a vida de Cristo com a última grama das minhas forças. Pergunta: Como vai a sua luta?
INICIAR E PROSSEGUIR. “I Tim. 1:12-20”